A Portugal Football School vai organizar a 1ª Conferência Internacional “Football is Medicine”, de 25 a 26 de janeiro de 2018.

 

Nesta conferência científica, investigadores e peritos no tema irão apresentar e discutir a crescente evidência do potencial da prática recreativa de futebol na prevenção e tratamento de diversas doenças não transmissíveis.

 

Esperamos por si na Cidade do Futebol, sede da Federação Portuguesa de Futebol.

scroll

25-26 JAN 2018

CIDADE DO FUTEBOL

ORADORES

ANDRÉ SEABRA

PORTUGAL FOOTBALL SCHOOL E UNIVERSIDADE DO PORTO

André Seabra é diretor da Portugal Football School e Professor Auxiliar com Agregação da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Obteve o doutoramento em Ciências do Desporto em 2007, o primeiro mestrado em treino de alto rendimento desportivo em 1998 e o segundo mestrado em Saúde Pública em 2004, na Universidade do Porto. Ao longo de mais de 15 anos, trabalhou como treinador de futebol em equipas profissionais e da formação. No campo da investigação, tem-se debruçado sobre duas áreas específicas: a seleção e o desenvolvimento de talentos no futebol e a epidemiologia da atividade física. Em 2013, recebeu, por parte da UEFA e da FPF, o apoio para a implementação de uma investigação sobre os efeitos do futebol recreativo na prevenção e no tratamento da obesidade infantil.

ANNE-MARIE ELBE

European Federation of Sport Psychology

 

Anne-Marie Elbe é a presidente da Federação Europeia de Psicologia do Desporto (FEPD) e está atualmente a transitar, enquanto docente, para uma nova universidade. Anteriormente, lecionou na Universidade de Copenhaga (Dinamarca), na Universidade de Northumbria, em Newcastle (Reino Unido) e na Universidade de Potsdam, na Alemanha. Obteve o doutoramento na Universidade Free, em Berlim (Alemanha), em 2001, e o seu Pós-Doutoramento, na Universidade de Potsdam, em 2005. Os seus trabalhos publicados e o seu interesse no campo da investigação centram-se nas motivações e na auto-regulação do desempenho físico, doping e a saúde em desportos de equipa e o papel de inclusão de que o desporto se reveste. Para além disso, é também editora associada da revista Science and Medicine in Football e membro do conselho editorial da revista Psychology of Sport and Exercise.

CRAIG WILLIAMS

University of Exeter

 

Craig Williams é investigador e docente académico desde 1990. Leciona e desenvolve os seus projetos na Universidade de Alberta, no Canadá e nas Universidades de Brighton e Exeter, no Reino Unido. Atualmente, o seu principal objetivo é continuar a investigação que começou no Children’s Health and Exercise Research Centre (CHERC). As suas áreas de interesse centram-se na fisiologia do exercício em idade pediátrica, no exercício para jovens, na atividade física e saúde em adolescentes e no rendimento desportivo e desenvolvimento de talentos.

 

EVERT VERHAGEN

VU University Medical Center & Amsterdam M. S. Research Institute

 

Evert Verhagen é um epidemiologista e investigador que estuda o movimento humano. É Professor Associado no Departamento de Saúde Pública e Ocupacional do VU University Medical Center e do Amsterdam Movement Science Research Institute. Paralelamente, dirige o departamento de investigação sobre “Desporto, Estilo de Vida e Saúde”, é diretor do Amsterdam Collaboration on Health and Safety in Sports (um dos dez centros de investigação de Comitês Olímpicos Internacionais – IOC), e é co-diretor do Amsterdam Institute of Sports Sciences (AISS). A sua investigação incide essencialmente na prevenção de lesões que se relacionam com a participação e o envolvimento em atividades desportivas, assim como com a promoção da atividade física.

George Nassis

Exercise Physiologist, Sports Scientist

 

George Nassis tem mais de 10 anos de experiência enquanto investigador e responsável de laboratórios otimização do rendimento desportivo na área do futebol. Atualmente, o seu trabalho é focado na integração das ciências do desporto e da medicina desportiva na otimização do rendimento de atletas e na prevenção de lesões. Foi responsável pelo laboratório de alto rendimento na Panathinaikos FC. É autor de mais de 60 artigos académicos publicados em revistas com revisão por pares e capítulos de livros nas áreas do desempenho no futebol, exercício, nutrição e saúde. George é fellow do European College of Sport Science, editor associado do British Journal of Sports Medicine e membro do conselho editorial da revista Science & Medicine in Football.

 

Hugo vieira pereira

Universidade de Lisboa

 

Hugo Vieira Pereira é investigador, doutorando em Motricidade Humana e um experiente Fisiologista do Exercício e Personal Trainer, com créditos firmados no campo do Fitness, Saúde e Bem-estar. Possui competências nas áreas da motivação, fitness, treino da força e gestão do peso, sendo certificado em Entrevista Motivacional, como Personal Trainer pela NSCA, e na avaliação e promoção da qualidade do movimento (MAT, FMS, Gray Institute CAFS e 3Dmaps). É autor do livro “Transforme-se no seu Personal trainer”.

 

Jakob Schmidt

UNIVERSITY OF COPENHAGEN

 

Jacob Schmidt é médico no Rigshospitale Copenhagen Denmark. Tem uma larga experiência na área da cardiologia e encontra-se a terminar a especialização em anestesiologia. Para além disso, faz parte da equipa de investigação liderada por Peter Krustrup e é responsável pela avaliação das adaptações cardiovasculares ao treino de futebol recreativo.

Jacob Uth

UNIVERSITY OF COPENHAGEN

 

Jakob Uth tem uma vasta experiência como fisioterapeuta nas áreas da neurologia e oncologia. Nos últimos 10 anos, tem trabalhado na reabilitação de doentes com cancro durante e após a fase de tratamento. Enquanto investigador, tem centrado o seu foco nos efeitos da prática de futebol recreativo na melhoria da aptidão física em doentes com cancro e na diminuição dos efeitos secundários do tratamento, nomeadamente o aparecimento da osteoporose. Está envolvido nos seguintes projetos de investigação: FC Prostate Trial e Football Fitness ABC Trial (após cancro da mama).

Magni Mohr

University of the Faroe Islands; University of Gothenburg & University of southern denmark

 

Magni Mohr é Professor Associado e Head do Centre of Health Science, University of the Faroe Islands, e da University of Gothenburg. Os seus interesses de investigação prendem-se com os efeitos dos desportos de equipa em indicadores cardiovasculares, metabólicos e músculo-esqueléticos, relativamente a outras formas de atividade física, e o potencial que apresentam na prevenção e no tratamento de doenças que se relacionam com os estilos de vida. Tem igualmente trabalhado como analista de jogo, preparador físico e consultor científico de diversas equipas de futebol (Seleção da Dinamarca, Juventus e Chelsea FC).

Luís B. Sardinha

Universidade de Lisboa

 

Luís Sardinha é Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa, onde leciona prescrição de exercício, atividade física, saúde pública, composição corporal e dispêndio de energia. Presentemente, é o diretor do laboratório de Exercício e Saúde, coordenador do Centro de Investigação da referida faculdade (Interdisciplinary Centre for the Study of Human Performance), coordenador do Mestrado em Ciência do Exercício e Saúde, e presidente do Departamento de Desporto e Saúde. Desde 2012, é membro do European Initiative for Exercise is Medicine.

MORTEN RANDERS

University of Southern Denmark

 

Morten Randers é Professor Associado na University of Southern Denmark. Completou o seu doutoramento em 2011 pela University of Copenhagen com uma tese intitulada “Physiological demands, fitness effects and cardiovascular health benefits of recreational football”. É autor de mais de 50 artigos académicos publicados em revistas com revisão por pares sobre os efeitos do futebol na aptidão física e saúde de praticantes de futebol recreativo, assim como a área da avaliação e controlo da performance de futebolistas de elite. Tem ainda trabalhado enquanto preparador físico em clubes da primeira liga dinamarquesa e de árbitros dinamarqueses de elite.

Marlene N. Silva

Universidade de Lisboa E Universidade Lusófona

 

Marlene Nunes Silva é Investigadora Associada no Centro Interdisciplinar de Estudos da Performance Humana (CIPER) da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. É ainda Professora Auxiliar na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona. Atualmente, é coordenadora nacional do Projeto Europeu de investigação European Football Fans in Training (EuroFIT-FP7). No passado, colaborou em vários projetos de investigação e intervenção ligados à alteração comportamental e promoção de estilos de vida ativos e saudáveis, bem como em programas de treino de profissionais de saúde e exercício. É ainda membro da direção do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde.

Pedro Teixeira

Universidade de Lisboa & DGS

 

Pedro Teixeira é Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa e na Direção-Geral da Saúde (DGS). Tem um doutoramento em Ciências da Nutrição. Atualmente é o Diretor do Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção Geral de Saúde. Os seus interesses de investigação relacionam-se com o estudo dos determinantes da atividade física e do controlo do peso, e sobre o desenho e a testagem de programas de intervenção com vista à mudança de comportamento. Tem estado envolvido em diversos projetos de investigação (NIH e EU), nomeadamente  Eurobese, SPOTLIGHT, EuroFIT, e NoHow. É o investigador principal do projeto Portuguese National Weight Control Registry e faz parte do consórcio que lidera o Portuguese Nutrition and Physical Activity National Survey 2015-16.

Peter KRUSTRUP

UNIVERSITY OF SOUTHERN DENMARK

 

Peter Krustrup é Professor de Desporto e Ciências da Saúde na University of Southern Denmark e Professor visitante na Exeter University. É a maior referência mundial no estudo dos efeitos do futebol recreativo na saúde e na aptidão física de crianças, jovens e adultos, liderando diversos programas de intervenção de larga-escala, de que se destacam o “Football for Health”, o “Football is Medicine” e o “11 for Health”. Para além disso, é editor do European Journal of Applied Physiology e do British Journal of Sports Medicine, e foi recentemente editor convidado de dois números especiais sobre o “Football for Health” que foram publicados pela Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.

PROGRAMA

10:30

 

Apresentações orais

Atividade Física, Exercício e Saúde

13:00

PAUSA

14:00

ABERTURA OFICIAL

Fernando Gomes

Federação Portuguesa de Futebol

Bent Clausen

Federação Dinamarquesa de Futebol

MODERADOR André Seabra

14:15

O exercício é medicina no centro da tradução de observações e mecanismos de ação

Luís B. Sardinha

Universidade de Lisboa, Portugal

14:45

Football is medicine

Peter Krustrup

University of Southern Denmark, Denmark

15:30

COFFEE BREAK

MODERADOR Susana Póvoas

16:00

Atividade exigida pela prática de futebol recreativo

Magni Mohr

University of the Faroe Islands, Faroe Islands; University of Gothenburg, Sweden; University of Southern Denmark, Denmark

16:30

Perfil de atividade no futebol recreativo – Football Fitness

Morten B. Randers

University of Southern Denmark, Denmark

17:00

Tempo livre para networking

MODERADOR João Viana

09:30

Adaptações músculo-esqueléticas ao treino em crianças e adultos

Craig A. Williams

University of Exeter, United Kingdom

10:00

Adaptações moleculares ao treino: implicações em programas de promoção da saúde

George P. Nassis

Exercise Physiologist, Sports Scientist, Greece

10:30

COFFEE BREAK

MODERADOR Romeu Mendes

11:00

Adaptações cardíacas ao treino do futebol recreativo

Jakob Friis Schmidt

University of Copenhagen, Denmark

11:30

Futebol para pacientes com cancro da mama e cancro da próstata

Jacob Uth

University of Copenhagen, Denmark

12:00

EuroFIT Tactics: Aproveitar o amor pelo futebol para promover programas de estilos de vida saudável

Marlene Silva

Universidade de Lisboa, Portugal e Universidade Lusófona, Portugal

Hugo Vieira Pereira

Universidade de Lisboa, Portugal

13:00

ALMOÇO

MODERADOR Jorge Mota

14:00

Futebol para combater o excesso de peso em crianças

André Seabra

Portugal Football School, Portugal e Universidade do Porto, Portugal

14:30

Epidemiologia e avaliação de risco em lesões no futebol recreativo

Evert Verhagen

VU University Medical Center & Amsterdam Movement Science Research Institute, Netherlands

15:00

COFFEE BREAK

MODERADOR Marlene Silva

15:30

A importância da motivação no futebol recreativo

Anne-Marie Elbe

European Federation of Sport Psychology, Germany

16:00

Futebol, atividade física e saúde pública

Pedro Teixeira

Universidade de Lisboa, Portugal; DGS, Portugal

16:30

Promoção de estilos de vida saudáveis ​​e ativos: a perspetiva da UEFA

Zoran Bahtijarevic

UEFA

16:45

Sessão de Encerramento

LOCAL

PARCEIROS

ORGANIZAÇÃO:

CONTACTOS

QUAL SERÁ O ASSUNTO

DA SUA MENSAGEM ?

 

ENVIE AQUI

Federação Portuguesa de Futebol @ 2017 All rights reserved.

Siga-nos

Display Menu
Display Menu